sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Obra em Progresso
Vcs conhecem o blog Obra em Progresso do Caetano?
É coisa do Hermano Vianna e o texto de apresentação é esse aí embaixo.
Achei q tem semelhanças com nosso blog aqui e as conversasq estao rolando.
abs
Raul
Obra em Progresso também no mundo digital
Obra em Progresso, série de concertos realizados no Rio de Janeiro por Caetano Veloso durante todo o ano de 2008, é oportunidade inédita para o público acompanhar de perto o processo criativo de um dos maiores artistas brasileiros. Canções que acabaram de ser compostas são apresentadas no palco e aprimoradas em shows diferentes a cada semana. Apesar de não ter sido concebida com esta intenção (Caetano diz que resolveu agir assim inicialmente apenas como uma maneira de ficar mais tempo no Rio de Janeiro, depois de anos de muitas e demoradas excursões nacionais e internacionais), essa proposta tem tudo a ver com questões centrais que o surgimento da internet coloca para a produção cultural contemporânea.
No mês passado, Brian Eno declarou para a revista norte-americana Wired algo que poderia descrever um aspecto evidente de Obra em Progresso. A pergunta era: “Qual a influência que a internet tem exercido sobre a arte e os artistas?” Parte da resposta: “As idéias são colocadas na esfera pública muito mais cedo, e não completamente terminadas, do que elas seriam no passado.” Não é apenas o MP3, ou o filme completo, que escapa clandestinamente do estúdio de edição. Não é apenas o vídeo do show de ontem que o fã publica no YouTube. Para o artista, a facilidade de comunicação imposta irremediavelmente pela digitalização de todas as etapas de seu trabalho também sugere a possibilidade de experiências criativas que levem em consideração o feedback imediato do público, de várias maneiras e com intrigantes (e ainda não previsíveis) consequências. A lógica do segredo, que governava as estratégias de lançamento dos principais produtos da indústria cultural pré-internet (com discos trancados a sete chaves em cofres das gravadoras, distribuídos para lojas e jornalistas ao mesmo tempo na tentativa de evitar “furos”), deixa de fazer sentido quando tudo é acessível o tempo todo a poucos cliques de mouse. E essa situação pode ser libertadora.
Vi o primeiro e o segundo shows de Obra em Progresso, os únicos realizados até agora. No final do segundo show, percebendo a evolução de algumas das músicas ainda não registradas em disco, a alteração no repertório das músicas antigas e tantas outras novidades, tomei a coragem de propor para Caetano que o processo “analógico” que o público pode presenciar no show fosse acompanhado e aprofundado por uma versão digital (possibilitando também, para quem não estiver presente na “real life” dos shows do Rio, o contato com o que aqui está acontecendo). Esse mundo cibernético paralelo terá lugar neste site que agora entra no ar, e que é uma outra obra em progresso (ciber-obra em progresso?): começa totalmente simples, hoje apenas com vídeos de uma entrevista que fiz ontem com Caetano (aproveitando a equipe do Toni Vanzolini, que planeja fazer um documentário sobre o processo, gerando uma obra em progresso fílmica!), mas aos poucos vai documentar - com cada vez maior riqueza de detalhes - o cotidiano da criação de cada show e do próximo disco, de vários pontos de vista e em várias mídias, com muitos observadores convidados. É uma aventura: ninguém pode saber onde isto aqui vai terminar (downloads de música? shows transmitidos ao vivo para outras cidades? concursos de remixagens? tudo isso já foi testado por outros músicos: queremos ser surpreendidos por muito mais…), se vai terminar um dia. Este aqui é o transamba que vamos dançar ao redor de Caetano e sua Obra em Progresso.
Hermano Vianna
este blog também está em progresso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário