quarta-feira, 9 de julho de 2008

Duas coisas sobre o título, escritas como projeto (I)

O título do projeto, Travessias Cariocas, funciona como leit motiv da exposição. Trata-se de valorizar duas figuras de nossa contemporaneidade artística, como são a intertextualidade e a fragmentação. É de praxe reconhecer no léxico de hoje, o termo de apropriação, de reconhecimento do outro, o apoio de nossa subjetividade na alteridade. A intertextualidade faz parte dos recursos e estratégias de grande parte dos artistas. A multifacetada fragmentação de nossos dias convida também ao reconhecimento de outras leituras do mundo, algo que Travessias Cariocas explicita de forma generosa. Como neste projeto cada participante deve escolher a poética de outro para desenvolver uma obra inédita para a exposição, o termo "travessias" se aplica por diversas razões: trata-se de seguir o trabalho de alguém como inspiração para se criar uma nova obra; trata-se de conhecer e acompanhar a obra do outro para poder definir a poética que se quer trabalhar; trata-se de acomodar dois artistas para que haja uma troca e uma seqüência conceitual. Portanto, o fundamento do projeto é intercambiar poéticas.

No projeto Travessias Cariocas se produz um moto contínuo artístico, já que todas as obras são ligadas umas às outras, ou seja, vinculadas, produzindo uma corrente estética diversa, plural, mas sintonizada. Travessias Cariocas, como seu nome induz, revela como as passagens dos artistas são importantes, como a noção de trânsito é fulcral nesta mostra. Ela não deixa de apontar para uma transversalidade.

Adolfo Montejo Navas

Um comentário:

Raul Mourão disse...

Maravilha Adolfo,
Nao conhecia esse texto.
Me esclareceu varias coisas e me deixou mais animado também. Estive c Daisy agora a noite e marcamos p quarta q vem uma visita ao atelie dela. ok?
abs