terça-feira, 26 de agosto de 2008

atravessamento 5

Fazendo mais um link entre trabalhos anteriores e o Aparelho do Chá e até com o trabalho que o Edu fez resgatei mais imagens, as primeiras de trabalhos de 96, fotografados na Whitechapel em Londres, mas que que estavam na exposição Escultura Plural com curadoria da Ligia Canongia, no MAM da Bahia e depois no MAM do Rio, da qual muitos nós tivemos o prazer de participar.

Prescrição, de 1996, é feita vidros de remédio colados uns aos outros de modo a formarem o bloco que se apoia sobre a estrutura de metal e funciona como um tampo de superfície irregular composta pelos frascos e os vazios entre eles.





E esse é um dos estudos de 1994 da família do Puddle-Puzzle, que seria de madeira e cobriria o chão como quebra-cabeça sem figuras.


O embate sem resposta, as suposições que não solucionam o problema. O acidente, a forma construída ao acaso, esparramada num desforme e toda fragmentada por um padrão, que ao ser remontada não traria nada além de seu próprio limite. A única imagem a ser recomposta era a do seu próprio limite.

Daí veio a idéia de criar o limite desse todo pelo espaço dado, a galeria, ou pelas propriedades de um dado material que se solidificaria ao esfriar. Eu vinha pensando sobre tempo, líquidos, fluidez e congelamento. Despejei alumínio derretido no chão e depois cortei-o como um quebra-cabeça.

Nenhum comentário: